16.12.13

O que fazer no Uruguai?

Já fomos dua vezes ao Uruguai em menos de um ano e sou apaixonada por aquele país. Fico me perguntando por que ele ainda não é tão visado pelo turismo, sendo muitas vezes esquecido (ou rejeitado) quando comparado aos nossos irmão Argentinos e Chilenos. É certo que não vais encontrar montanhas nem neve, já que lá a paisagem é constituída basicamente por planícies e colinas baixas (ideais para criação de gado - então se prepara para chutar o pau da barraca e comer muita carne) e vais encontrar ótimos lugares para apreciar um belo pôr-do sol, ótimas praias e o caminho da felicidade. Na primavera podes pegar dias de muito frio e chuva (presente!) e no verão calor com sensação térmica de 46° (presente, de novo!). E olha que para uma Paraense reclamar de calor, é porque o negócio é hard core.
Já falei diversas vezes o quanto aquele povo é educado e acolhedor e preciso acrescentar como se come bem naquele país (não tão barato, mas bem, sim!). O transporte público te contempla, o valor do táxi  (os pretos) é bem acessível, as estradas são bem sinalizadas e asfaltadas, o que te ajuda a ir tranquilamente para outras cidades do País, partindo de Montevidéu. Não sei como funciona para uma pessoa que vai morar lá, mas um viajante que passa alguns dias, pode sair com uma ótima impressão. Pelo menos eu saí. Então, o que fazer?
1) Passear pela Ciudad Vieja

Separa um dia todo só para isso que tem coisa para fazer....

- Conhecer a Plaza Independencia e tirar as fotos clássicas de Montevidéu
O que fazer em Montevideu
o que fazer em montevideu?
- Andar calmamente (mas com toda precaução que se andaria em qualquer outro lugar) na Rua Sarandi, restrita ao trânsito de pedestres, e contemplar as construções, casarões, lojas ...
ciudad vieja

- Ir à livraria "Más Puro Verso"
Construída em um prédio belíssimo tombado pelo patrimônio histórico, conta com um acervo especial de livros de artes, poesia, política, sociologia, psicologia, best sellers, entre outros. Possui ainda um café, no segundo piso, cujo preço regula com o que é praticado no Uruguai (ou seja, nada tão assustador). É tão aconchegante, que você fica fácil fácil pelo menos uma hora por lá.
Montevidéu
ciudad vieja
ciudad vieja
*** mais informações, aqui

- Ir ao Teatro Solís
Podes fazer uma visita guiada (tem em português!) e conhecer um pouco da história do lugar, bem como (e seria o mais legal), tentar assistir à um espetáculo em uma noite pelo paisito.
teatro Solis
Teatro Solís
- Comprar Alfajores
Recheados de doce de leite!!! Alfajores de verdade, cujo o doce de leite derrete na tua boca... nada daquela coisa industrializada e  não menos deliciosa do Havanna.
- Comprar camisetas de rock em uma lojinha estilosa
(aumentou o amor mais ainda depois que achei uma camisa do Ian Curtis, do Joy Division)
- Passear pelo Mercado do Porto e comer uma deliciosa parrillada
ou comprar souvenires para levar de lembrança...
2) Passeio de Bicicleta pela Rambla
Simples assim...
ou caminhar, ou ficar sentado vendo o movimento e pegando um vento (no verão!)...
no fim da tarde...
pela manhã...
3) Comer media luna, doce de leite, sorvete da Freddo (não curti o la cigale), chivitos, parrillada
Freddo!!!!
4) Visitar o Bairro Prado (ir ao Rosedal, Parque Padro, Jardim Botânico)
Montrevidéu
Parque Prado
montevideu
5) Assistir à um show no Teatro Verano

6) Passeio no Parque Rodó
Localizado em Punta caretas, próximo à Rambla, o parque é enorme. Conta com um parque de diversões, um anfiteatro, cassino municipal e um complexo de bares e restaurantes. E aos domingos, ainda rola uma feirinha de artesanato na região central do parque.
Como assim não tenho uma foto de lá????

7) Ir para os Boliches (baladas) em Pocitos...
... e dançar música Brasileira que fez sucesso há 10 anos atrás aqui no Brasil, dentre outros ritmos.
Bar 62 e a cerveja mais cara da vida...
8)  Ir à Punta del Este e se sentir "ryyyyco"...
... mesmo que você compre lanche no supermercado e sente na beira da praia para lanchar. Fica aproximadamente à 1:30h  de Montevidéu.
e bem turistão também...

9) Visitar a Casapueblo em Punta Ballena
Tudo bem, sei que já falei sobre a minha decepção aqui, mas a vista de lá é linda e você precisa tirar suas próprias conclusões.
Caso não entres na casa, podes apreciar o pôr-do-sol- no mirador de punta Ballena
Mirador - Punta Ballena
10) Ir à Colônia del Sacramento e se encantar pela cidade
*** Todos os blogs falam de fazer um bate-volta em Colônia, mas particularmente eu recomendo ficar uma noite por lá e sentir o clima da cidade e aproveitar tudo o que ela tem para te oferecer. De Colônia, você pode voltar para Montevidéu (2horas e meia de viagem), ou então pegar o BuqueBus e zarpar para Buenos Aires (1 hora de viagem, aproximadamente)

11) Me recuso a recomendar ir à Shopping!
Mas recomendo... De compras, nada posso falar, mas saiba que o Shopping Punta Caretas me salvou de uma tarde de muito calor, ofereceu wi-fii gratuito para mandar notícias e mensagens de feliz natal para a família e amigos e lá os restaurantes não cobram o cubierto. Possui lojinhas de cosmético, mas comprar no Free Shop ainda sai mais em conta.


E muito mais! Não citei nem museus, nem a feira de Antiguidades do domingo na Av. 18 de Julio, nem o estádio centenário, pois ainda não deu para conhecer. Então, como já disse, acho que reservar somente um fim de semana para o Uruguai é muito pouco para todas as possibilidades que o país pode te oferecer. Mas se essa é a única alternativa, faz como a gente, e vai desvendando o país aos pouquinhos, sem pressa, nem vontade de esgotar tudo de uma vez como se o mundo fosse acabar amanhã. De repente, você se apaixona também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário